Viola Caipira para Iniciantes

Viola Caipira para Iniciantes – Infoproduto Brasil


Aprenda sobre este instrumento musical tão popular no Brasil, sua história e procedência, como é fabricada, os modelos de viola caipira, as partes da viola, sugestão de como aprender a tocar, afinação da viola e a viola caipira para iniciantes
.


A viola caipira é conhecida por diversos nomes, conforme sua distribuição nos estados Brasileiros. Este instrumento de cordas é também conhecido como viola sertaneja, nordestina, cabocla ou brasileira. A viola caipira é muito comum no interior dos estados do Brasil, e é considerada um símbolo da música popular brasileira.

 

viola-caipira-brasileira

 

A viola caipira descende das violas vindas de Portugal, originárias de artefatos musicais da Arábia, tal como o alaúde. Ela provém diretamente da guitarra latina. Os instrumentos portugueses desembarcaram em território brasileiro pelas mãos dos colonos da metrópole portuguesa. Aqui no Brasil ela foi utilizada pelos padres jesuítas nos ensinamentos religiosos dos nativos.

 

Como é feita, ou fabricada, a viola caipira


Vamos usar um exemplo resumido de fabricação industrial, o da fábrica Rozini em São Paulo.


As madeiras utilizadas são especiais como Spruce, Laminado, Maple e Cedro. Estas são cortadas e separadas por tipo. Em seguida, ficam expostas ao tempo em condições como calor, frio, chuva e sol, por cerca de dois anos.


Antes de iniciar a fabricação estas madeiras são tratadas termicamente de acordo com cada parte da viola.


Após o tratamento, e o tempo de espera, são enviadas para a serraria para corte das peças. Uma vez cortadas são enviadas para colagem de cada parte e prensa dos laminados.


No acabamento, de forma bem artesanal, são retiradas todas as imperfeições da montagem do madeiramento onde a fase seguinte é a pintura.

 

Pintura-das-violas-caipira

 

Após processo de pintura e colagem do cavalete os instrumentos são lixados e polidos, para depois serem levados à montagem, onde são colocadas a pestana, rastilho, tarraxas e as cordas.


Por último os instrumentos chegam à seção do controle de qualidade, onde são afinados e testados. Caso tenham algum ajuste ou reparo, retornam ao setor responsável.

 

Modelos de Viola Caipira

 

Basicamente existem 3 modelos de Viola Caipira:

Viola Clássica, Cinturada e Ressonadora.

 

A Viola Clássica tem um corpo maior e um som um pouco mais grave e cheio.

 

A Cinturada tem um corpo menor e um som mais agudo.

 

A Ressonadora tem um corpo com placas metálicas inseridas dentro do corpo, tem um som metálico e é muito utilizada pelos repentistas nordestinos.

 

 

 

Partes da Viola Caipira (Clássica)

 

Partes-da-Viola-Caipira

 

Como Tocar Viola Caipira


Você gostaria de aprender tocar viola caipira?


Clique no Link abaixo e veja esta excelente sugestão:

 

Botão-Clique-Aqui

Afinação da Viola Caipira para iniciantes


A afinação da viola caipira intitulada Cebolão é uma das mais comuns no Brasil, seguida pela afinação Rio Abaixo. Seu nome é uma alusão às mulheres que, segundo dito popular, chorariam “como se estivessem cortando cebola” ao ouvir um instrumento afinado desta maneira. 


Embora existam várias afinações na viola em diferentes regiões do país, (Mais de 20 Afinações diferentes documentadas) utilizaremos a afinação CEBOLÃO EM “D” (Ré), pois ela é a mais usual e deixa a viola com som mais “vibrante”.


Para afinar sua viola o melhor é usar um Afinador eletrônico, hoje em dia eles são baratos e até grandes maestros fazem uso deles com frequência pela sua praticidade.

 

Uma boa dica é o afinador D’addario (foto abaixo) É o Afinador mais preciso do mercado, pequeno e fácil de usar.


Cromático (F# G#) Bateria de lítio de longa duração.
Também serve para Violão, Guitarra Elétrica e Contra Baixo.

 

Afinador-de-Viola


Os pares soltos tem a seguinte afinação:

 

O 1º par é afinado em “D” (Ré) as duas cordas são afinadas na mesma altura.

O 2º par é afinado em “A” (Lá)  as duas cordas são afinadas na mesma altura.

O 3º par é afinado em “F#” (Fá sustenido) (a mais grossa) e “F#” oitavado (a mais fina e alta)

O 4º par é afinado em “D” (Ré) (a mais grossa) e “D” oitavado (a mais fina e alta)

O 5º par é afinado em “A” (Lá)  (a mais grossa) e “A” oitavado (a mais fina e alta)

 

Viola Caipira para Iniciantes


Existem 2 marcas que sobressaem no mercado Brasileiro de violas, em se tratando de preços mais acessíveis para Iniciantes, onde não estamos falando de instrumentos profissionais. Apesar destas marcas também possuírem instrumentos profissionais, vamos observar aqui apenas as violas para iniciantes. Estas marcas são: Rozini e a Giannini.


De modo geral, as violas caipiras da Giannini e da Rozini possuem excelentes acabamentos, ótima sonoridade, são instrumentos que já vem bem regulados de fábrica e são sem dúvida a melhor alternativa para o Violeiro Iniciante.


Na compra da sua primeira Viola Caipira, verifique o tipo de madeiras que elas possuem. As mais comuns e melhores são Maple, Agathis, Spruce para o tampo, Imbuia e Jacarandá. Certifique-se da madeira utilizada, porque esta tem grande importância na reprodução do som, afinação e durabilidade.


A maioria das violas hoje já vem com tensor ajustável no braço para regular e prevenir que o mesmo empene. Este é um recurso que você deve procurar nas violas, este tensor nada mais é que uma barra de ferro que atravessa o braço da Viola. Saiba mais

 

 

Os encordoamentos para Viola, 0.09mm ou 0.10mm, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro. Hoje existem muitas marcas no mercado. Para quem quer um encordoamento de qualidade temos:


Giannini – É famosa pelo seu equilíbrio de tensão e resistência à corrosão. Produz um som mais encorpado e com brilho na medida, e durabilidade.


D’addario – Possui encordoamentos profissionais que estão entre os melhores do mundo, também possui linhas mais acessíveis e de altíssima qualidade. Foi especialmente desenvolvida para atender às necessidades dos violeiros. Maciez, afinação, durabilidade e brilho são suas principais características.

 

 

Viola Caipira Instrumento Musical


A forma como ela é executada é distinta do toque de um violão normal, pois suas cordas são tocadas não uma de cada vez, como neste instrumento, mas sim de duas em duas. A afinação também é diferente, pois na viola geralmente são realizados acordes abertos, como Ré maior ou Sol menor, o que não acontece quando o violão é afinado. Então podemos afirmar que há mais diferenças entre eles do que similaridades.

 

Podemos afirmar também que o tamanho da viola é a principal distinção, além disso, ela é um instrumento singular, por seu posicionamento das cordas onde, 10 delas são conectadas aos pares, resultando em 5 parelhas. As duas simetrias mais agudas são afinadas no mesmo conjunto de sons, a mesma nota em altura idêntica. Os outros pares são apurados em oitavas, ou seja, notas iguais.

 

O executante da viola caipira usa suas cordas bem frouxas, o que, ao lado do processo de afinação, da forma de se extrair sons destacados, o que lhe confere uma sonoridade única e encantadora. Como suas cordas são fabricadas em aço, demanda-se o uso de palheta, dedeira ou então longas unhas para sua execução.

 

Como Tocar Viola Caipira


Você gostaria de aprender tocar viola caipira?


Clique no Link abaixo e veja esta excelente sugestão:

 

Botão-Clique-Aqui

 

Sua Opinião é muito importante


Deixe abaixo seus comentários sobre o que achou desta página e das informações contidas, se foram relevantes ou se faltou a informação que você buscava.

 

 

infoprodutobrasil-2  Você gostaria de obter mais sugestões de Cursos de Instrumentos de Corda Online?

Cursos como:

Violão;               Guitarra;

Cavaquinho;     Berimbau;

Banjo;

 

 

Acesse nossa Vitrina para receber todas as informações.

Clique Abaixo

Bot%C3%A3o-Clique-Aqui