Como Tocar Cavaquinho Iniciantes

Para você que está começando, veja abaixo nossos artigos de como tocar cavaquinho iniciantes. Certamente as informações irão te ajudar no seu principal objetivo, de aprender a tocar este instrumento tão popular no Brasil.

 

cavaquinho-para-iniciantes

 

Aqui você irá encontrar nossas dicas de:

Como Aprender Cavaquinho Sozinho

Partes do Cavaquinho

Curso de Cavaquinho Online

Qual o Melhor Cavaquinho para Iniciantes

Como Afinar o Cavaquinho



Como Aprender Cavaquinho Sozinho

 

O primeiro grande segredo para aprender cavaquinho sozinho é treinar todos os dias. Muitos se enganam quando estudam uma aula várias horas em um dia e passam vários outros dias sem estudar.


Na verdade você precisa sempre manter o que já sabe para continuar progredindo nos estudos. Ficar dias sem tocar fará com que você esteja regredindo, dando 3 passos para frente e 2 para trás.


Acompanhamento Profissional

Se você tivesse o acompanhamento de um profissional, ou fizesse aulas, talvez fosse mais fácil, mas ao tentar seguir nesta jornada sozinho você precisa ter treinamento constante e diário, pois só assim irá alcançar o objetivo e logo irá conseguir tocar os primeiros acordes.


Um dos segredos do sucesso no aprendizado é justamente treinar todos os dias, sempre buscando evoluir e tornar-se melhor dia após dia.


O segundo grande segredo é ter um curso que comece realmente do zero, seguindo um passo a passo correto, com os princípios básicos que nos leve a entender o instrumento e aprender a tocá-lo.


Hoje existe muita informação gratuita espalhada pela Internet, em vídeos, informações em sites etc. Porém, tudo está espalhado, e não se sabe para qual nível serve, se vai ajudar, e se é de qualidade. Você fica sem rumo neste universo todo, que não tem início, meio e fim.


Cursos Online

Cursos online são sempre a melhor opção, porque possibilitam ver e rever quantas vezes for preciso cada passo. Nestes cursos também temos, na maioria dos casos, o suporte online de um professor, onde isto nos ajuda muito para tirar dúvidas, corrigir erros, e muitas outras coisas importantes.


Nossa intenção aqui não é ensinar as notas no cavaquinho, acordes, ou que lendo os artigos desta página você já se torne capaz de tocar sua primeira música.
Para isso temos os cursos que sugerimos ao longo deste conteúdo.


A intenção aqui é mostrar, para você iniciante, que hoje é sim plenamente possível aprender cavaquinho sozinho, seguindo as recomendações que aqui deixamos.


Partes do Cavaquinho

 

as-partes-do-cavaquinho

 

Conheça as partes de um cavaquinho visualizando a imagem detalhada acima, com cada parte que forma este instrumento de corda característico do samba e do pagode.


Muitos não sabem, mas o Cavaquinho teve sua origem em Portugal, onde depois se espalhou por outros países até chegar ao Brasil. Em Portugal é mais conhecido como “Braguinha”.


Dono de notas agudas e marcantes, o Cavaquinho é um instrumento semelhante ao violão, porém em uma proporção inferior.


Definição das partes do Cavaquinho

Cavalete – Nesta peça são presas as cordas, que por sua vez é colado no tampo. Nele também fica inserido o Rastilho.


Rastilho  Este é responsável para regular a altura e tensão das cordas. Geralmente é feito de plástico ou marfim, onde este material tem influência direta no timbre do instrumento.


Boca – É responsável pela emissão do som.


Pestana – Tem função semelhante do rastilho, e a distância entre os dois resulta no equilíbrio e uma boa afinação.


Braço – Onde são digitadas as notas musicais e acordes do instrumento.


Mosaico – Está em volta da boca, reforçando suas bordas, além de decorar o instrumento.


Cabeça ou Mão – Nesta geralmente está a marca do fabricante e localizadas as tarraxas.


Tarraxas – Nelas é controlada a tensão das cordas no momento da afinação.


Casas – 
As casas são os espaços localizados entre os trastes, que são pressionadas durante toda a música. A variação do local que for pressionado, fará mudar o som, variando os acordes. São nelas que estão localizadas as notas musicais.


Trastes –
São as barrinhas de metal que se localizam em toda a escala (não indicados na imagem acima) Os trastes separam as casas e é muito importante que eles estejam bem colocados para uma boa afinação do cavaquinho. Com o tempo você pode trocá-los, caso fiquem desgastados etc.


Curso de Cavaquinho Online

 

Para você que deseja aprender cavaquinho com um curso online, passo a passo e muito bem definido, deixamos abaixo nossas sugestões de três excelentes cursos. Clique no link abaixo de cada um deles para obter todas as informações.

 

 

curso-de-cavaquinho-online

Botão-Clique-Aqui

 

 

Curso-de-Cavaquinho-On-Line-Prof.-Leandro-Lessa-300x300

Botão-Clique-Aqui

 

 

 

Curso-de-Cavaquinho-Prof.-Toninho-Sorriso-300x300

Botão-Clique-Aqui

 

 

Qual o Melhor Cavaquinho para Iniciantes


Começar com um barato, intermediário ou comprar logo um profissional?


Se você que está começando agora, aconselhamos um instrumento intermediário, mas tudo vai depender de quanto dispõe para investir em seu instrumento de aprendizado.


Os Cavaquinhos mais caros são os de 
Luthier, ou seja, aqueles que são fabricados artesanalmente, sob encomenda, um por um. Cavaquinhos fabricados por estes profissionais possuem uma qualidade excelente da madeira utilizada, acabamento e uma sonoridade muito superior.

 

cavaquinho-instrumento-de-cordas


Os cavaquinhos mais em conta, são os chamados de “marca”, aqueles fabricados em série, vendidos em todas lojas de instrumentos.


Os cavaquinhos feitos em série, normalmente utilizam madeiras de qualidade inferior e fabricados em máquinas. Como são produzidos em grande escala, eles não tem toda aquela atenção que um Luthier tem sobre apenas um instrumento.


Algumas dicas que devem ser observadas:


1- O braço do instrumento. Braço muito grosso vai dificultar o seu aprendizado.


2- Verifique altura das cordas em relação a escala. Se estiverem muito altas, pode causar um desconforto na hora de tocar e você terá que colocar mais força para fazer os acordes.


3- Toque o instrumento, ou peça para alguém tocar. Veja se o som lhe agrada, porque dependendo da madeira utilizada pode produzir uma sonoridade diferente para cada instrumento.


4- Não compre um Cavaquinho somente pela beleza. O mais importante é você gostar da sonoridade.


5- Se você for usar apenas para seu aprendizado, não precisa comprar um elétrico. Depois de aprender, com certeza você vai querer trocar de instrumento e comprar um melhor e já elétrico.


Cordas

Deve-se escolher o tipo de corda de acordo com o instrumento e o seu próprio gosto, tomando o cuidado de não usar cordas muito grossas.


Palhetas:

A palheta é uma opção muito pessoal, mas podemos deixar algumas dicas:


1- A palheta muito fina, ou mole demais, é mais barulhenta e não é recomendável para fazer solos. (0,50mm)


2- A palheta um pouco mais dura, ou grossa, é melhor tanto para fazer solos como para acompanhar. (0,73 mm).

 

Palhetas-espessura-0.73mm-para-cavaquinho

 

O importante é você sentir-se confortável tocando, qualquer que seja o tipo de palheta. Um outro detalhe é que sua ponta esteja polida para evitar ruídos.


Como Afinar o Cavaquinho


Muitos alunos quando estão iniciando não entendem muito bem a importância de ter o Cavaquinho afinado.


Esta deve ser a primeira coisa que devemos fazer ao pegar o instrumento, ou seja, antes de tocar temos que ter certeza que o mesmo está devidamente afinado.


Para isso podemos usar o ouvido ou, um afinador eletrônico. Para quem está começando recomendamos um afinador eletrônico, mas com o tempo o aluno deve aprender afinar pelo seu ouvido.

 

Cada corda do cavaquinho corresponde a uma letra. Para iniciarmos o processo de afinar o cavaquinho precisamos saber o seguinte:

1a. corda (corda mais fina) – D (nota ré)
2a. corda – B (si)
3a.  corda – G (sol)
4a. corda (corda mais grossa) – D (ré)


Afinar de ouvido


Quando for afinar determinada corda, solte-a primeiro, deixando mais frouxa e venha apertando lentamente, seguindo a explicação do vídeo abaixo, até chegar no mesmo som da corda de cima. Agindo desta forma e por seu ouvido ainda não estar acostumado, a afinação poderá estar acima e quebrar a corda se esta estiver muito apertada.

 

 

Utilizando um Afinador Digital


No vídeo abaixo uma explicação de como afinar o cavaquinho utilizando um afinador digital. Pra você iniciante este é o método que recomendamos.

 

 

 

Considerações Finais


Esperamos ter contribuído com informações que possam agregar no seu aprendizado, e estamos aqui para auxiliar em qualquer dúvida ou informação que precisar.


Não deixe de conhecer as sugestões dos Cursos de Cavaquinho Online que deixamos acima, clicando no link disponibilizado para obter todas as informações.


Sua opinião é muito importante. Deixe abaixo os seus comentários: