Como Aprender Tocar Violão

Aprender tocar violão é possível para todos, sem restrições de idade. Muitas pessoas gostariam de aprender, mas acham que não são capazes, ou encontram dificuldades de acesso para um bom curso. Hoje com os avanços da tecnologia se tornou possível aprender até mesmo sem precisar sair de casa, com cursos de violão online.


Para você que está começando, veja nossos artigos abaixo. Certamente são informações que irão te ajudar muito no seu objetivo.

 

Rapaz-tocando-violão-para-namorada

 

O violão é um instrumento típico da música brasileira, mas não foi criado no Brasil. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levado à Península Ibérica pelos Árabes. Outros dizem ser originário da Grécia, descendendo da Lira grega. Seja qual for a sua origem, ao longo dos séculos os instrumentos precursores do violão foram gradativamente transformados.


A nomenclatura espanhola do violão é guitarra. Por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da Guitarra Elétrica. O nome violão é especificamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.

 

Aqui você irá encontrar nossas dicas de:

 

Como Aprender Tocar Violão Sozinho e Iniciante

Cursos de Violão Online

Partes de Violão

Como é Feito um Violão

Qual o Melhor Violão para Iniciantes

Como Afinar o Violão

Qual a Melhor Postura para Tocar Violão

 

5 Dicas Importantes de Como Aprender Tocar Violão:


1- Um Curso de Violão Objetivo: 
Um método objetivo é aquele que te mostra o caminho do aprendizado, ou seja, o que você precisará treinar e qual exercício você precisa estudar para concluir a execução de uma música, ritmo e técnica. Assim você saberá que só depende de você, e quanto mais estudar mais próximo estará de aprender tocar violão.

 

2- Treine Diariamente: Muitos se enganam quando estudam a aula de violão várias horas em um dia e passam vários outros dias sem estudar, porque na verdade você precisa sempre manter o que já sabe para continuar progredindo nos estudos. Ficar dias sem tocar fará com que você esteja regredindo, dando 3 passos para frente e 2 para trás.

 

3- Estude o que Você Não Sabe: Aprender só tocar a música que você mais gosta será um problema para aprender a tocar mais rápido, pois muitas pessoas passam mais tempo tocando as músicas que gostam do que se dedicando em aprender algo novo. Na verdade a maior parte do tempo deve ser estudando o que ainda não sabe, e a menor usada estudando o que já sabe.

 

4- Estude e Toque com Pessoas que Sabem Mais do que Você: Estas pessoas terão sempre algo para acrescentar quanto à prática, teoria, estudo, incentivo, direcionamento, pegada, dentre outras coisas. Tocar com pessoas que sabem mais do que você fará com que você entenda melhor a execução, fazendo você evoluir no aprendizado.

 

5- Persista no Treino que Estiver Fazendo: Muitos começam a treinar um exercício e por não conseguirem já passam para outro. Quando você larga um treino, porque ele é difícil, você não concluí o aprendizado e depois terá que começar tudo aquilo de novo do zero. Existem pessoas que não concluem nada porque não persistem e estão sempre desistindo.

 

Como Aprender Tocar Violão Sozinho


Esta é a grande dúvida de muitos iniciantes, se é possível aprender a tocar violão sozinho. As pessoas que tem este tipo de dúvida e tentam aprender dessa forma normalmente não tem tempo para frequentar um curso, dinheiro para pagar um professor ou que moram em cidades ou bairros afastados, e por conta destas e dificuldades não podem estudar violão.

 

Aprendendo-Violão-Sozinho

 

Aprender tocar violão sozinho é saber para onde ir, o que e como estudar. Hoje existe muito material disponível na internet, em vídeos, informações em sites etc. Porém, tudo está espalhado, e não se sabe para qual nível ele serve, se vai ajudar, se é de qualidade. Você fica sem rumo neste universo todo, que não tem início, meio e o fim.

 

É possível sim aprender tocar violão sozinho, mas para isso você não pode esquecer das 5 Dicas que mostramos acima, e outras dicas que também são mostradas nos artigos seguintes.

 

Agindo desta forma você já será capaz de sair do nível “zero” e tocar as suas primeiras músicas, evoluindo sempre, e buscando aprender o que ainda não sabe, porque não existe o “fim” no aprendizado de violão, mesmo para o mais experientes.

 

Como Aprender Tocar Violão Iniciante

 

Nossa intenção aqui não é ensinar as notas no violão, acordes, ou que lendo os artigos desta página você já se torne capaz de tocar sua primeira música no violão. Para isso temos os cursos que sugerimos ao longo deste conteúdo. A intenção aqui é mostrar, para você iniciante, que hoje é plenamente possível aprender violão sozinho, seguindo as recomendações que aqui deixamos.

 

Todos nós temos capacidade de aprender algo e realizar os nossos sonhos. Mas não podemos ficar sonhando o tempo todo, e sim, batalharmos para torná-los realidade. Tudo na vida sendo bem planejado e bem executado terá chance de sucesso.

 

Para estudar violão sem nunca pensar em desistir, faça um planejamento do seu dia a dia, veja quanto tempo terá disponível diariamente para a prática dos exercícios e estudos. Existem estudos mais chatos mesmos, mas é importante executá-los para um bom desenvolvimento.


DICAS VALIOSAS PARA INICIANTES


Uma excelente dica é quando encontrar um estudo “mais chato” faça o seguinte:
Estude muito este exercício para dominá-lo e logo sair dele, e então, parta para os mais agradáveis, e faça sempre um de cada vez.

 

Nunca-Pense-em-Desistir

 


Outra dica valiosa é sobre a pestana no violão. As vezes o aluno quer logo estudá-la para adiantar esta parte. Acontece que é justamente aí que em muitos casos está o grande problema, quer dizer, o aluno já começa com dificuldades porque realmente a pestana dá um pouco mais de trabalho, e acaba desistindo.

 

É interessante o aluno estudar primeiro todos os acordes sem pestana, e somente depois estudar a mesma. Se o seu sonho é aprender tocar violão, foque no seu aprendizado mesmo que apareçam algumas dificuldades no trajeto dos estudos, que certamente irão aparecer. Seja persistente e diga para você mesmo(a), eu consigo e jamais irei desistir do meu sonho de aprender e tocar violão.


Abaixo mais 3 Dicas importantes de Como Aprender Violão:

 

1- NÃO DÊ TANTA IMPORTÂNCIA À QUALIDADE DO VIOLÃO

 

Para você iniciante, o mais importante é a vontade, a qualidade do seu violão não vai impedir que você aprenda. É claro que um instrumento melhor vai deixar seu som mais bonito, e você vai conseguir tirar o som mais fácil. Mas não deixe que isto te impeça de aprender. Às vezes, a própria dificuldade de tocar um instrumento de menor qualidade fará você se superar e, quando pegar um instrumento melhor, irá obter resultados excelentes.

2- NÃO COMECE A TOCAR VIOLÃO POR PARTITURA

 

A partitura é uma maneira de você escrever a música para que não esqueça. É uma ferramenta de estudo musical, composição e construção de arranjos. Mas assim como a fala, a música deve ser vivenciada antes de ser escrita ou lida. Quando crianças aprendemos a falar e após ter uma prática com as palavras aprendemos a ler e escrever. No ensino do violão, é importante aprendermos a tocar o básico primeiro, por imitação ou criação, para depois desenvolver a habilidade de ler a partitura.

 

3- ESTUDE TOCANDO DEVAGAR

 

Tocar devagar faz com que se possa consertar os erros e tirar um som de maior qualidade. Depois de um tempo você vai aumentando a velocidade, mas tente tocar certo e devagar quando for tirar qualquer música. Este aumento na velocidade irá ocorrer naturalmente, e com o tempo.

 

Cursos de Violão Online 


Você gostaria de aprender violão sem precisar sair de casa?


Clique abaixo e veja nossas sugestões de alguns excelentes cursos:

 

Infoproduto-Brasil-Cursos-de-Violão

 

 

Partes do Violão


Para todo iniciante é muito importante conhecer as partes do violão para ir se familiarizando com o instrumento que irá tocar.


Para ter um bom desempenho é preciso ter conhecimento profundo dele. Alguns músicos dizem que seus instrumentos são continuações de suas mãos e braços de tanta intimidade que possuem com os mesmos.


Isso é necessário para criar um envolvimento maior na hora de tocar uma música e poder transmitir sentimento para a audiência. Se você conhece seu instrumento como a palma da mão, saberá identificar corretamente quando alguma coisa não estiver bem.

 

 

Partes-do-Violão


Corpo:

É a maior parte do violão e muitas pessoas também chamam de caixa. É o responsável pela reverberação dos acordes que são tocados. Conforme o tipo de madeira de que é feito existe mudança nos tons. Até mesmo a cola que é usada para montar o corpo interfere na reprodução do som.

Rastilho:

Fica encaixado no cavalete e é por onde as cordas passam para serem presas nas tarraxas. Ele tem a função de determinar a altura das cordas sobre a escala.

Tampo:

A parte da frente do violão, o “rosto” do instrumento, por assim dizer. A maior parte do som é reproduzida aqui. A madeira que o constitui tem muita importância.

Tarraxas:

Soltam e afrouxam as cordas. Usadas para afinar o instrumento, diminuindo e aumentando a tensão das cordas.

Traste:

As divisões de metal que são responsáveis pela reprodução das notas quando apertamos as cordas nos trastes.

Tórculo:

É a parte que fica atrás do braço e serve para ligá-lo ao corpo, deixando a mecânica mais rígida. É entalhado na mesma parte do braço mas também pode ser feito separadamente e depois colado.


Como é Feito um Violão – Método Artesanal


É bem interessante o método de fabricação de um violão e todas as suas particularidades. Assista o vídeo abaixo.

 


Qual o Melhor Violão para Iniciantes


Saber escolher corretamente qual o melhor tipo de violão para iniciar o seu aprendizado certamente fará uma grande diferença.


Todo aluno, iniciante, quando vai comprar o seu primeiro instrumento, fica fascinado com as dezenas de opções que existem nas lojas. São marcas variadas, cores, estilos, tamanhos, e tudo serve para deixar os leigos completamente confusos.


Pode parecer que comprar um violão de marca famosa e caro seria a melhor opção. Mas é preciso pensar que, sendo iniciante, o instrumento nada tem a ver com a inabilidade de seu dono.

 

Por isso, para comprar o seu primeiro violão é preciso considerar fatores como tamanho, tipo das cordas e ritmo que será mais executado. Veja abaixo algumas dicas para escolher qual o melhor tipo de violão para iniciantes.

 

PARA APRENDER VIOLÃO,  ACÚSTICO OU ELETROACÚSTICO?


Existem dois tipos de violão:

acústico, mais indicado para o estudo, porque não tem captadores para serem ligados em um amplificador.
A caixa do violão é feita de madeira e a qualidade desse material influenciará diretamente na qualidade e nitidez do som.


E o eletroacústico, que possui sistema de amplificação próprio e saída para um cabo que será conectado nas caixas para aumentar o som. Ideal para ser usado em locais públicos, devido à facilidade de propagação do som.


Se for comprar um violão usado, tenha o cuidado de observar se os trastes estão em boas condições e não muito gastos, pois poderá comprometer a reprodução dos acordes. Observe também se as tarraxas estão em bom estado.


Outro item muito importante que deve ser observado pelo iniciante são as cordas do violão. Existem dois tipos de cordas: Nylon e Aço. As cordas de nylon são as mais indicadas para iniciantes, pois não machucam tanto os dedos, e são mais confortáveis para tocar. As cordas de aço são mais grossas e duras e costumam causar bolhas, deixando os dedos muito doloridos.


O tipo de corda influencia no som e cada uma é mais propícia para determinados ritmos. Elas possuem espessuras diferentes que são reconhecidas com números específicos.

 


Como Afinar o Violão


Vamos mostrar duas maneiras de afinar o violão, da maneira mais direta e simples possível. A primeira afinar pelo que se chama de ouvido apenas, e a segunda utilizando o auxílio de um afinador digital.


AFINAR DE OUVIDO:


Vamos afinar o violão através de notas uníssonas, ou seja, notas com o mesmo tom. A ideia é bem simples, como existem notas que tem e emitem o mesmo som em posições diferentes, você só precisa deixa-las iguais, fazendo com que as duas cordas fiquem com o mesmo som.


Veja abaixo como fazer. Primeiro de tudo precisamos saber o nome das notas do violão. Veja a figura abaixo:

 

Posição-e-Notas-nas-Cordas-do-Violão


Você vai apertar a 6° corda, que é o MI mais grave, a corda mais grossa, na 5° casa. Depois que apertar você vai tocar e ouvir. Repita este tocar quantas vezes necessário até gravar bem o som emitido por esta corda em sua mente. Pronto, essa vai ser a sua referência para as demais.


Tendo esse som como referência você agora vai tocar a corda LÁ solta, 5ª corda, e vai tentar igualar o mesmo som que você tem como referência da 6ª corda. Então, deixe o dedo apertado na 5 casa da corda 6 (MI) e toque uma e depois outra, uma e depois outra, usando a tarraxa para igualar o som. Quando o som da corda LÁ solta tiver o mesmo som da corda MI apertada na quinta casa, a corda LÁ estará afinada.

 

REPETINDO O PROCESSO NAS DEMAIS CORDAS


Agora repita a mesma sequência conforme abaixo:

5ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som da 4ª corda solta.

4ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som da 3ª corda solta.

3ª corda apertada na 4ª casa deve ter o mesmo som da 2ª corda solta

2ª corda apertada na 5ª casa deve ter o mesmo som da 1ª a mais fininha, solta


Pronto! Agora é só praticar para que você eduque seu ouvido musical. Tente praticar este método de afinação todos os dias, até você pegar bem a prática.


AUXÍLIO DE UM AFINADOR DIGITAL:

 

O uso de um afinador digital poderá agilizar muito o processo, principalmente quando você precisa de algo que seja mais rápido e preciso no processo de afinação.


Este é o motivo que leva a maioria dos violonistas a terem um afinador digital como acessório indispensável em sua bagagem e de uso obrigatório em seu dia a dia.


Inclusive, muitos modelos de violão em especial os eletroacústicos já possuem um afinador digital embutido, ou incorporado ao próprio instrumento.


Conhecer o nome das cordas de um violão pode ser uma das lições mais importantes quando o assunto é aprender a tocar. Isso não vai ajudá-lo apenas em afinar o violão, mas também será muito útil para solos e memorização de escalas.


Então vamos relembrar novamente o nome das cordas do violão (sempre observando de baixo para cima) conforme figura abaixo:

 

Posição-e-Notas-nas-Cordas-do-Violão


1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de MI (e). O e minúsculo

2ª corda: recebe o nome de SI (B).

3ª corda: recebe o nome de SOL (G).

4ª corda: recebe o nome de RÉ (D).

5ª corda: recebe o nome de LÁ (A).

6ª corda: é a mais grave das cordas e recebe também o nome de MI (E).

 

USO DO AFINADOR DIGITAL DE CLIP


Desta forma é só você colocar o afinador de clip na cabeça do violão, conforme mostrado na foto abaixo, e ajustar as notas das respectivas cordas.

 

Afinador-Digital-de-Clip

 


Para uma melhor explicação, de como afinar cada corda usando o afinador digital de clip, nada melhor que um vídeo bem detalhado mostrando o passo a passo deste procedimento. Veja abaixo:

 

 

Você também pode baixar um aplicativo afinador no Playstore!


Qual a diferença do afinador de clip e o afinador do aplicativo?


O afinador de clip afina por vibração, ou seja, podem estar ocorrendo ruídos ao redor, mas o afinador de clip só irá captar a vibração das cordas, dessa forma você pode afinar o instrumento sem nenhum problema.


Já o afinador de aplicativo não possibilita esta vantagem, ou seja, para você afinar o seu instrumento será necessário um lugar silencioso, pois se você estiver em um lugar com ruídos ele irá captar todo tipo de ruído que estiver no ambiente, dificultando a afinação do instrumento.


Qual a Melhor Postura para Aprender Tocar Violão


Antes de comentarmos a postura mais recomendada, é importante para todo iniciante saber dos benefícios de tocar em uma postura correta.


Uma boa postura é essencial para um aprendizado eficiente, além de ajudar a tocar com maior facilidade. Desta forma você evita tensões desnecessárias, desconfortos, incômodos, cansaço precoce, tornando o aprendizado do violão mais fácil, descomplicado e agradável.



POSTURA DAS MÃOS:

A postura das mãos é essencial, pois facilitará o alcance das cordas. O polegar da mão esquerda deve ser posicionado na parte de trás do braço do violão, de forma que os quatro dedos da frente tenham uma boa abertura e alcance das cordas. Isso também irá permitir que a mão percorra livremente o braço do violão.  


Já o braço direito deve ser apoiado, por meio do antebraço, em cima do corpo do violão. Apoiando o antebraço desta forma se evitará o cansaço natural, proporcionando liberdade e maior conforto na mão direita no dedilhar as cordas, fazer os ritmos e batidas.

 

POSTURA DOS DEDOS:

Se você tem os dedos pequenos, apoiar o polegar na parte de trás do braço do violão, e manter uma boa postura dos dedos na frente, fará com que você tenha um melhor alcance das casas e cordas, conseguindo executar bem os acordes. Exercícios de alongamento para a abertura dos dedos também podem ajudar a ter um melhor alcance.


Caso os seus dedos sejam grossos, é bem provável que você tenha dificuldades em conseguir tocar apenas uma corda de cada vez durante a execução dos primeiros acordes. Isso também é um problema de postura e essa dificuldade pode ser corrigida colocando os dedos bem erguidos, isto é, apenas com as partes que vão tocar as cordas encostadas no violão.

 

POSTURA DO VIOLÃO:

O violão deve se encaixar no seu corpo. É importante estar sentado de maneira confortável, com a coluna sempre ereta e os músculos relaxados, evitando forçar partes do seu corpo como braços, dedos, pescoço e coluna. É fundamental também que o braço e o corpo do violão também estejam sempre retos.


Procure adquirir estas posturas desde o início, evitando futuros problemas. É normal que você se sinta desconfortável, mas em pouco tempo você irá se acostumar, e como consequência irá obter melhores resultados.


Agora no início não se “espelhe” na postura de famosos, certamente com o tempo você também irá adquirir a sua própria postura, mas é de extrema importância começar certo, e como diz aquele famoso ditado “o corpo agradece”.

 

Considerações Finais de Como Aprender Tocar Violão


Esperamos de alguma forma poder ter contribuído com informações que agregaram aos seus conhecimentos. Caso você não tenha encontrado a informação que desejava, faça abaixo o seu comentário e nos envie. Prontamente iremos analisar e responder com imenso prazer.


Não deixe de conhecer nossas sugestões de cursos de violão online. São cursos direcionados para você que é total iniciante, partindo do zero, passo a passo, para que em pouco tempo você já seja capaz de tocar seus primeiros acordes.


Sugestões de Cursos de Violão Online: CLIQUE AQUI

 

Sua opinião é muito importante. Deixe abaixo os seus comentários: