Como Aprender Tocar Guitarra

Se você deseja saber como aprender tocar guitarra veja nossos artigos abaixo. Certamente as informações irão te ajudar no seu maior objetivo.

como-aprender-tocar-guitarra


Aqui você irá encontrar nossas dicas de:

Como Aprender Guitarra Sozinho

Como Aprender Tocar Guitarra Iniciante

Curso de Guitarra Online

Partes da Guitarra

Como é Feita uma Guitarra

Qual a melhor guitarra para iniciantes

Como Afinar a Guitarra

 

Como Aprender Guitarra Sozinho

Hoje com os avanços tecnológicos, tudo cada vez mais está evoluindo. É um fato inegável que com esta tecnologia vieram as facilidades e as diferentes maneiras de acessar uma série de conteúdos, há muito inimagináveis de serem alcançados por qualquer pessoa.


A nova tecnologia nos possibilitou alcançar um estágio extremamente alto, em comparação com anos anteriores, que por sinal, nem são tantos assim. Hoje a evolução acontece de maneira muito rápida, e a cada dia nos deparamos com mais uma.


Só para ilustrar, Aprender a tocar guitarra sozinho sempre foi uma tarefa nada fácil. Como a maioria das atividades cotidianas, esta também requer prática e dedicação.


Antigamente Eram as Revistinhas

 

Quando se buscava aprender algum instrumento, seja violão, guitarra, bateria ou qualquer instrumento de sopro  a busca por “revistinhas”, que na época eram tidas como “especializadas” era surpreendente. Aliás, essa era a única maneira de poder aprender a tocar um instrumento que não fosse frequentando aulas por professores.


Hoje em dia, estas “revistinhas” se tornaram artigos digitais, ou vídeo-aulas,  que buscam auxiliar da maneira mais “presente” possível  quem busca esse tipo de aprendizagem.

 

Aluno-aprendendo-Guitarra-On-line

 

 

Concluindo Como Aprender Guitarra Sozinho


Mediante toda esta evolução se tornou plenamente possível aprender guitarra sozinho. Agora um fato não podemos deixar de observar. Hoje com toda esta evolução existe muito material disponível de forma gratuita na Internet, porém este material está todo espalhado, e não se sabe para qual nível ele serve, se é de qualidade e se realmente irá ajudar.


Certamente diante de todo este universo, o interessado fica meio que sem rumo, ou melhor dizendo, onde é o inicio meio e fim de tudo isso?


Para aprender guitarra sozinho recomendamos um curso online objetivo, onde neste esteja bem definido o início, meio e fim, tudo passo a passo, e principalmente com suporte online do professor para possíveis dúvidas. Mais abaixo nesta página em Curso de Guitarra Online temos duas recomendações.


Como Aprender Tocar Guitarra Iniciante

 

Nossa intenção aqui não é ensinar as notas na guitarra, acordes, ou que lendo os artigos desta página você já se torne capaz de tocar sua primeira música. Para isso temos os cursos que recomendamos ao longo deste conteúdo. A intenção é mostrar, para você iniciante, que hoje é plenamente possível aprender guitarra sozinho, seguindo as recomendações que aqui deixamos.

 

Muitos dizem que para tocar guitarra primeiro precisa aprender violão. Isso não é verdade. Se você for um total iniciante pode sim começar aprender guitarra sem mesmo nunca ter tocado violão.


O que muitas pessoas não entendem é que a guitarra na verdade é um violão elétrico. Para tocar guitarra você não precisa gostar de rock, ou dos estilos musicais que são aplicáveis a ela, embora a guitarra e o estilo musical rock sejam interpretados como sinônimos.


5 Dicas Importantes para você iniciante

 

1. Tenha um método objetivo

Ter um método objetivo faz toda a diferença na hora de aprender. O grande problema é que a internet, principalmente o youtube, está cheio de conteúdo, alguns bons e outros nem tanto.


Não ter um método irá te obrigar a procurar aulas aleatórias, aprender coisas que não irão agregar no seu aprendizado, e ainda te frustrar quando você se der conta de que não está progredindo.


2. Pratique diariamente

Muitas vezes não estamos tão bem, mas treinar todo dia irá fazer todas a diferença. Se possível pelo menos 15 minutos, mas estude e treine todos os dias.


Se você ficar muito tempo sem treinar, provavelmente irá esquecer o que já aprendeu e terá que aprender tudo novamente. Muitos se enganam quando estudam várias horas em um dia apenas e passam vários outros sem estudar e praticar. Ficar dias sem estudar fará você regredir.

 

3. Treine seus ouvidos

Você já deve ter visto, e ouvido, pessoas tocando músicas sem ao menos nunca ter ouvido antes, ou até mesmo pessoas deficientes visuais, tocando um instrumento musical como se já tivesse nascido sabendo tocar. Certamente o treino de ouvir somente faz toda a diferença.

 

Pare um pouco para ouvir, analisar e comparar acordes que você já toca. Preste bastante atenção na diferença de cada sonoridade. Procure sempre treinar bem os ouvidos.

Veja no vídeo abaixo uma boa dica:



                         

 

4. Inicie tocando devagar 

Parece loucura, mas querer tocar rápido não é sinônimo de aprender rápido. Então, nada de pressa.


O que acontece é que nosso cérebro demora à aprender executar tarefas simultâneas. Aprender tocar guitarra é como aprender dirigir. Saber onde fica o freio, acelerador, como trocar a marcha são tarefas que se aprende bem devagar.

 

A mesma coisa é com a guitarra. É necessário aprender passo a passo cada nota, cada batida, e treinar, treinar muito sempre.


5. Tenha foco

Quando for iniciar o seu aprendizado certifique-se de ser um lugar tranquilo, sem barulhos externos, sem nada que possa tirar sua atenção. Procure sempre definir metas para serem alcançadas, e só passe para o estágio seguinte quando a meta definida anteriormente for vencida.


Ter um objetivo torna a aprendizagem muito mais fácil e prazerosa, mesmo que a lição seja mais difícil. Você irá perceber, ao longo do aprendizado, quando cada meta for vencida você sempre terá mais ânimo e vontade de seguir adiante.


Veja Como Aprender Tocar Guitarra – Curso de Guitarra Online


Para você que deseja aprender guitarra com um curso online, passo a passo e muito bem definido, deixamos abaixo nossas sugestões de dois excelentes cursos de guitarra. Clique no link para obter todas as informações.


curso-de-guitarra-intensiva


Botão-Clique-Aqui


kit-guitarra-completa


Botão-Clique-Aqui

 

Partes da Guitarra


Para iniciar o correto aprendizado de um instrumento musical, nada melhor que inicialmente conhecer suas partes. Na figura abaixo temos a guitarra com a indicação de seus componentes:


partes-da-guitarra-eletrica

 

 

1 Mão, Paleta ou Headstock

1.1 Tarraxas
1.2 Pestana ou Nut


2 Braço

2.1 Escala
2.2 Trastes
2.3 Marcação ou Inlay
2.4 Junção do braço ou Tróculo


3 Corpo da Guitarra

3.1 Captador do Braço
3.2 Captador da Ponte
3.3 Ponte
3.4 Alavanca ou Tremolo
3.5 Seletor de Captadores
3.6 Controles Volume e Tone
3.7 Conector de Saída ou Jack
3.8 Roldana ou Strap buttons

 

4 Cordas

4.1 Cordas Graves ou Bordões
4.2 Cordas Agudas ou Primas



Corpo e Braço Fabricados em Madeira

 

O corpo da guitarra, assim como o braço, são fabricados em madeira. O tipo de madeira utilizada influencia no efeito acústico produzido e também no tempo em que a nota permanece contínua.


Cada modelo de guitarra costuma ter seu tipo próprio de madeira no corpo, o que contribui no resultado sonoro final.



Parte Elétrica


Os captadores, que ficam acoplados no corpo da guitarra, são ímãs revestidos por dentro e capturam as vibrações das cordas ao serem tocadas.


Os circuitos que saem dos captadores e, que ficam escondidos dentro de cavidades na madeira do corpo da guitarra, tem a função de transformar estes sinais em sinais elétricos e transmitir para o amplificador através do cabo que sai da guitarra.


A qualidade desses circuitos e dos captadores interferem bastante no som produzido pela guitarra.



Ferragens


As ferragens são a ponte (onde as cordas são afixadas no corpo da guitarra) e as tarraxas (onde as cordas são afixadas no braço da guitarra). Elas também tem funções muito importantes. A qualidade do material também influencia bastante.

 

Uma tarraxa de baixa qualidade por exemplo, faz com que as cordas desafinem constantemente, até mesmo durante uma única música. Por outro lado as tarraxas de alta qualidade seguram a afinação por muito mais tempo.

 

Pontes de baixa qualidade também prejudicam o som. Pois elas não fazem uma conexão boa entre as cordas e o corpo, não permitindo assim a interferência ideal da madeira no som.

 

A ponte também é  por onde a regulagem da guitarra é feita. Para que todas as notas da escala afinem com precisão, a ponte deve estar milimetricamente ajustada.


Geralmente cada corda exige uma distância exata em relação às tarraxas, e uma altura também exata em relação ao braço. Essa regulagem geralmente é feita por um
luthier, com um afinador de alta precisão.

 

A guitarra tem muitas outras peças menores dentro destas partes principais. Mas estas três partes são as que realmente definem o que é uma guitarra.


Como é Feita uma Guitarra


Abaixo vídeo demonstrando o processo de fabricação industrial de uma guitarra:

 

 

 

 

Qual a Melhor Guitarra para Iniciantes

 

Primeiramente vamos observar que este artigo tem como objetivo orientar você iniciante, quanto as características que devem ser observadas na escolha da sua primeira guitarra. Não vamos aqui sugerir marcas e nem valores, deixando isso a critério de cada um.


Quando for escolher sua primeira guitarra, é muito importante que ela seja confortável a você. Mas o que é uma guitarra confortável?


Uma guitarra confortável é leve e capaz de ajudar na aprendizagem dos primeiros acordes e notas. Você saberá também se uma guitarra é confortável após tocar várias guitarras. Geralmente as lojas de instrumentos musicais disponibilizam a oportunidade de tocar vários instrumentos antes de decidir qual você irá comprar.


Estilo Musical


Outro ponto fundamental para decidir é quais as características que sua guitarra deverá ter. Esta definição é do estilo musical que você deseja tocar. Esta definição deverá estar clara para você, antes mesmo de sair para adquirir sua primeira guitarra.


É sempre importante observar que cada guitarra possui uma característica específica de ritmo musical. Estas características irão te ajudar muito no momento da escolha da guitarra e no percurso do seu aprendizado.


Vamos exemplificar:

Se a escolha do ritmo é o metal, a guitarra que deverá ser escolhida é aquela que possui captadores dual coil, pois eles se adaptam melhor a este ritmo, diferente do single coil.

 

 


Linhas Específicas de Guitarras 


Agora se você não tem certeza de qual som ou ritmo quer seguir, o ideal é adquirir uma guitarra versátil que permite que você toque qualquer tipo de som, sem comprometer a qualidade.


Para estes casos existe uma linha específica que possui dois tipos de captadores, o humbucker e o single coils. Estas guitarras possuem uma chave seletora que torna possível a troca de captadores sem muita dificuldade.


Eles funcionam da seguinte forma:
O humbucker vai te dar a opção de tocar sons mais pesados como o metal, Rock roll, entre outros. Já o captador single coils dá a possibilidade de tocar acordes mais definidos e brilhantes, como é o caso do funk.


Como Aprender Tocar Guitarra é Preciso Saber Como Afinar a Guitarra

 

É muito importante afinar sua guitarra elétrica, pois suas cordas são submetidas a diversos impactos que os materiais que as constituem sofrem com a constante tensão, além de choques térmicos e físicos.


Estes impactos podem ocasionar a variação da tensão das cordas, e então perder o ajuste correto para determinadas notas e acordes.


Antes de entrarmos nas dicas, é importante saber quais são os sons que cada uma das seis cordas deve emitir estando perfeitamente afinadas.


Partindo das notas mais graves, que são as cordas de cima, até as mais agudas, que são as cordas de baixo, você deverá encontrar as seguintes notas:


MI-LÁ-RÉ-SOL-SI-MI, traduzindo para as cifras, E-A-D-G-B-E. Agora que você já sabe os sons que cada corda deverá emitir, vamos para as dicas de afinação.


identificação-das-notas


Importante observar que esta é a afinação padrão da guitarra, sendo que existem inúmeras outras combinações de tons que podem ser utilizados para a afinação do instrumento.



1 – Usando o Diapasão

 

Diapasão é uma das técnicas mais antigas, simples e menos custosas para afinar a sua guitarra. Quando você bate o diapasão sobre uma superfície qualquer (tem que ser sólida e dura) e o deixa vibrar na vertical, o som que será produzido será um Lá.


Deste modo, basta encontrar a nota Lá para cada corda e fazer a afinação uma por uma. Para entender isso pense que a primeira corda é o Mi, logo a nota Lá da primeira corda está na quinta casa. Por sua vez, a segunda corda é um Lá, dessa forma poderá ser tocada solta, e assim por diante.


diapasão-usado-para-afinar-as-cordas
2- Técnica das Cordas Adjacentes

 

Este método é bastante utilizado para quem deseja treinar o ouvido e conseguir afinar a guitarra de forma manual. Primeiramente é preciso um ponto de referência, que pode ser usado com o auxílio do diapasão.


Esse ponto de referência deve ser a corda Mi, tocada na quinta casa, que representaria o som de Lá, idêntico ao som do diapasão. Feito isso, você irá tocar a corda Mi pressionando a quinta casa e deixará a corda de baixo solta sem pressioná-la. Desse modo, você sentirá a vibração da corda.


Tenha sempre em mente que quando você gira a chave meia volta para cima está subindo meio tom e meia volta para baixo descendo meio tom. Nesse sentido, faça isso com todas as cordas, lembrando somente que quando chegar à penúltima corda deverá pressionar a quarta casa ao invés da quinta.


Normalmente, essa é uma técnica bastante complexa para quem está começando, mas é fundamental para ir apurando a audição.


3- Afinador Eletrônico


Existem diversos tipos de afinadores. Não é intenção aqui mencionar marcas e tão pouco eleger o melhor. A intenção sim é demonstrar o principio de uso, que nesta fase é muito importante para o iniciante. Vamos dar o exemplo do mais comum, e certamente o mais fácil de usar, que é o afinador de clipe.


guitarra-afinador-digital


Abaixo vídeo de uma demonstração simples e fácil da afinação das cordas utilizando um afinador eletrônico de clipe. Vale lembrar da identificação das cordas conforme mostramos acima.

 

 

Considerações Finais


Espero ter contribuído com informações que possam agregar no seu aprendizado, e estamos aqui para auxiliar em qualquer dúvida ou informação que precisar.


Não deixe de conhecer as sugestões de Cursos de Guitarra Online que deixamos acima, clicando no link disponibilizado para obter todas as informações.


Sua opinião é muito importante. Deixe abaixo os seus comentários: