Violão Você Sabia

 

baden powellVocê Sabia que …

Baden Powell foi considerado um dos maiores violonistas que o Brasil já teve! Ele foi um mestre na arte de tocar violão. Baden nasceu no dia 06 de Agosto de 1937 em uma cidadezinha no norte do estado Fluminense chamada “Varre-Sai”. Ele nunca soube dizer porquê a cidade tem esse nome, mas sempre falou dela com muito amor. Baden Powell, nome que foi uma homenagem paterna ao fundador do escotismo, cresceu em um ambiente musical e já aos oito anos ganhou um violão de presente. Depois de cinco anos estudando violão, Baden começou a acompanhar muitos músicos. Nesse período de formação, ele aprendeu violão clássico ao mesmo tempo em que continuava a receber a influência da música popular. Criador de um estilo próprio, foi o violonista mais influente de sua geração. Sua música rompe as barreiras que separam a música erudita da música popular, trazendo consigo as raízes afro-brasileiras e o regional brasileiro. Ele tinha o toque para qualquer passagem da música, para qualquer improviso. Você poderia estar no fim do mundo. Se ouvisse o violão de Baden, reconheceria na hora. Baden Powell faleceu no Rio de Janeiro em 26/09/2000. 

 

sergio ricardo festival 1967

Você Sabia que …

Sergio Ricardo, cantor e compositor, participou do III Festival de Música Popular Brasileira em 1967 transmitido pela TV Record, um dos eventos mais esperado e comemorado na época da ditadura Brasileira. A qualidade e a relevância de suas composições eram inegáveis. Mas, ironicamente, nenhuma de suas canções contribuiu tanto para sua fama do que o “chilique” que o fez quebrar seu violão e atirar os pedaços à platéia durante à apresentação da canção “Beto Bom de Bola” naquele festival. Na ocasião, Sérgio Ricardo, cujo nome de batismo é João Lutfi, reagiu com irritação a uma incessante vaia da platéia que o impedia de cantar. Não suportando mais aquela manifestação, ele interrompeu sua apresentação dizendo “Vocês ganharam! Vocês ganharam!”, onde em seguida caminhou até o lado do palco e quebrou seu violão batendo violentamente o mesmo contra uma pequena mesa coberta. Em seguida atirou os restos do violão quebrado a platéia e se retirou do palco. O vencedor daquele festival foi Edu Lobo com a
música Ponteio.

 

 

violão memphis ac-40Você Sabia que …

Há um violão que vem se destacando nos últimos anos por ter as 5 características fundamentais para um iniciante:
– Cordas baixas e macias (cordas de nylon)
– Braço confortável
– Som de qualidade
– Caixa de ressonância reduzida
– Bom Custo x Benefício
O objetivo aqui não é fazer propaganda, e sim ajudar se você tem alguma dúvida por qual violão escolher. Memphis AC-40 tem as cordas baixas, braço super confortável, tem um bom som, uma caixa de ressonância reduzida e o melhor custo benefício do mercado. Além das característica já citadas, o AC-40 vem de fábrica com um tensor no braço, um item imprescindível para manter o braço do violão reto, deixando sempre as cordas baixas e confortáveis. Este item é raro em violões de baixo custo. Certamente esta é uma matéria que pode gerar muitas controvérsias, mas fica aqui esta dica para você que deseja adquirir um violão e iniciar os estudos.

 

 

Você sabia que…

Alguns produtos podem anestesiar a dor nas pontas dos dedos e ajudá-lo no processo de aprendizado de violão! Pergunte para qualquer pessoa que já aprendeu a tocar violão e ela certamente dirá que foi uma das melhores decisões que já tomou. Porém é comum muitas pessoas desistirem rapidamente em razão da dor. Aprender tocar violão é algo que dói de verdade. Se você estiver tendo problemas na ponta dos dedos, não se preocupe, isso é natural, mas não desista, a dor passará logo. Experimente a dica deste artigo para tentar aliviar as dores nos dedos. Um dos mais populares é o vinagre de maçã, que também é um remédio caseiro popular para tratar de queimaduras e dores na garganta. Mergulhe a ponta dos dedos no vinagre por 30 segundos antes e depois de tocar. Passar um pouco de gelo na ponta dos dedos antes e depois de tocar também alivia a dor. Produtos tipicamente anestésicos que contêm benzocaína, cremes por exemplo, podem também ser aplicados antes e depois. Siga a bula quando for utilizar este produto e abandone o uso caso tenha uma reação alérgica.


 Você sabia que…

Em outros países que não falam a língua portuguesa, o nome do Violão é guitarra, em inglês diz-se Guitar, em francês Guitare, em alemão Gitarre, em italiano Chitarra e, em espanhol Guitarra.No Brasil, quando fala a palavra guitarra, estamos nos referindo a um instrumento elétrico chamado guitarra elétrica, isto porque os portugueses que introduziram esse instrumento no Brasil possuem um instrumento que se assemelha muito ao violão e que equivale á nossa “Viola Caipira”.Os portugueses tem um instrumento que possui as mesmas formas e características do Violão, sendo apenas pouco menor, denominado de viola portuguesa. Quando os portugueses viram a guitarra espanhola, que era igual a sua viola (apenas um pouco maior), colocaram o nome do instrumento no aumentativo, de viola para violão. Assim surgiu o nosso tão conhecido e popular violão.

 

Estaremos semanalmente sempre postando um novo artigo!